E essa história de propósito de vida? Será que eu realmente preciso?

Como a gente descobre isso? Qual a importância de ter um propósito?

Ontem, dia 16/05, conversava com uma pessoa e ela me perguntou sobre o seminário que fizemos e contei rapidamente como foi e em algum momento falei sobre propósito, sobre a minha missão e ela disse que não tem uma missão, não tem um propósito de vida…

Na hora me lembrei que vivi a maior parte da vida da mesma maneira, sem um propósito, apenas um dia após o outro, sem nem pensar em fazer o melhor a cada dia, até porque isso, por exemplo, seria um propósito.

O fato é que a maioria das pessoas vive exatamente assim, saem da cama de manhã porque são obrigadas a trabalhar pra sustentar uma familia, ou a si próprio, porque precisam cuidar de alguém, porque precisam estudar, enfim, mas a palavra “obrigação” é pesada aqui…

"Não fez mais do que a sua obrigação."

E a maioria das pessoas cresce ouvindo: “Não fez mais do que a sua obrigação!” E aí nos contentamos em ser medianos, ou medíocres, que é a mesma coisa, mas na nossa perceção é ainda mais pesado. Então passamos a fazer as coisas não da melhor forma que podemos, mas apenas o suficiente ou o necessário. Durante muitos anos em minha carreira profissional, eu atuei como coordenador ou supervisor de equipes e muitas vezes eu ouvi: “Não ganho pra isso!” quando era pedido para algum colaborador ajudar em outra tarefa. Eu próprio falei isso em momentos do início da minha carreira profissional.

Então percebam que uma grande maioria das pessoas vive como se estivesse sendo obrigada a viver durante os dias da semana, porque nos fins de semana, a vida é outra…
É alegria, diversão, ficar na cama até tarde, ficar largado no sofá, talvez ficar de pijama o dia inteiro, passear, e tá tudo bem fazer essas coisas.

E o propósito, onde entra nisso?

Vamos lá…

é exatamente por não saberem ou não terem um propósito de vida que as pessoas agem assim. A maioria da das pessoas acreditam que o propósito vai ser revelado à elas em algum momento da vida, talvez, numa meditação, em uma caminhada de iluminação, em algum ritual milenar e eu digo que não… Ou melhor, a propósito de vida pode sim, ser revelado, aparecer para a pessoa nesses momentos ou até mesmo ser reforçado, mas o mais importante é que você não precisa esperar que isso aconteça.

Você pode criar um propósito de vida, algo que valha a pena pra você. Que te motive a fazer esforços pra realizar aquilo. E não pense que o propósito é algo definitivo, que nunca vai mudar, porque não é assim… o propósito muda conforme nos mudamos, ele evolui na medida em que evoluímos…

O propósito deve ser grande e ajudar o mundo!

Muita gente acredita que o propósito deve ser algo grande, que vá fazer uma grande diferença no mundo, mas não precisa ser assim no início. Você pode criar um proposito simples e se dedicar a ele e isso vai te trazer uma energia diferente pra encarar os dias, principalmente os dias com dificuldade. O seu proposito pode ser ajudar as pessoas da sua familia a serem a sua melhor versão, pode ser ajudar um desconhecido todos os dias, poder ser fazer parte de um grupo de pessoas que leve alegria e comida para pessoas carentes ou doentes em hospitais. Pode ser voltado à você mesma, à você mesmoo, por exemplo, quero a cada dia ser um melhor do que o dia anterior. E isso inclui, meditação, leitura, escrever, fazer afirmações, visualizações, exercícios… não importa.

Apenas saia da mediocridade, criando ou escolhendo um proposito pra vc e comece a viver os dias daqui pra frente alinhado à esse proposito e à medida em que vai crescendo, indo pra o proximo nivel vá criando um novo proposito, ou talvez ele seja revelado à você, não importa. Apenas se comprometa com você mesma, com você mesmo, a estar alinhado, congruente com esse proposito.

Seja feliz!
Fui!

Quer ver mais conteúdos sobre desenvolvimento pessoal, hipnose, programação neurolinguística, inteligência emocional, coaching, me segue lá no Instagram:

@eusouozecarlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.