Início » Dúvidas

Há muito misticismo sobre a hipnose e somente nos últimos tempos tem se ampliado a discussão e a divulgação dos seus benefícios em todas as áreas imagináveis.

Ao contrário do que muita gente pensa a hipnose é uma grande aliada nos processos de psicoterapia, psicanálise e outras terapias cognitivas.

Toda hipnose é uma auto-hipnose!

Toda hipnose é uma auto-hipnose e a pessoa tem que QUERER ser hipnotizada, tem que estar engajada, já que é ela que vai fazer todo processo seguindo as orientações do hipnoterapeuta, usando a própria imaginação, a própria vontade, a própria mente.

A hipnose em si não é uma terapia!

Ela é uma ferramenta utilizada em terapia e não substitui nenhum outro tipo de terapia. A hipnose funciona como catalisadora para acelerar os processos.

Os conselhos de Psicologia, Medicina, Odontologia e Fisioterapia reconhecem a hipnose como ferramenta de auxilio em procedimentos terapêuticos.

No Brasil, o Conselho Federal de Odontologia foi o primeiro órgão representativo de uma categoria profissional que reconheceu a hipnose como ferramenta clínica (1993), seguido pelos Conselho Federal de Medicina (1999), Conselho Federal de Psicologia (Resolução CFP N.º 013/00 de 20/12/2000), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais (2010) e Conselho Federal de Enfermagem (2018).

Também se confunde muito a hipnose de rua e de palco com a hipnose clínica.

Na hipnose de rua e de palco o objetivo é a diversão apenas, enquanto que na hipnose clínica a pessoa se comunica com seu subconsciente e assim tem acesso a emoções reprimidas e recursos que podem fazer uma grande diferença em um tratamento terapêutico.

O interessante é que em todos os casos o engajamento é fundamental para que os processos hipnóticos aconteçam.

A hipnose é um processo natural do cérebro humano!

Como é um processo natural o nosso cérebro nos coloca nessa situação várias vezes ao dia, todos os dias.

Quando você está concentrado numa determinada tarefa e não percebe o tempo passar, quando se emociona com uma cena de um filme ou novela, quando procura algo como chave do carro ou óculos e eles estão na sua frente e você não vê, quando você vai até a cozinha ou no quarto e chegando lá esquece o que foi fazer, quando dirigimos pra um lugar quando queríamos ir pra outro são exemplos de estados hipnóticos ou estados de transe.

E entramos e saímos deles várias vezes e não percebemos. É um processo natural do cérebro!

Então o que é a hipnose?

Hipnose é simplesmente olhar para dentro de si e se conectar com seus sentimentos.

O estado hipnotico é um estado alterado de consciência que facilita a ressignificação de crenças limitantes, pensamentos e comportamentos negativos, facilitando a aprendizagem pelo subconsciente, ou seja, nesse estado você consegue realmente focar no entendimento do que está passando e assim a solução virá.

Esse estado é semelhante ao estado de uma pessoa numa sessão psicanalítica tradicional, por exemplo, onde a pessoa, fica repousando sobre o divã falando dos seus problemas, apreensões enquanto o terapeuta dirige a sessão. A pessoa vai deixando fluir o processo e muitas vezes nem percebe o tempo passar, tudo fica mais solto sem as amarras do consciente.

Na hipnose a pessoa tem acesso a “memórias”, emoções reprimidas e pensamentos mais profundos.

Como funciona uma sessão de terapia?

Anamnese

Aqui é onde o terapeuta faz uma série de perguntas ao cliente com o objetivo de entender o problema ou a situação pelo ponto de vista do cliente, ou seja, as suas dores, suas ansiedades, preocupações, pontos fortes e tudo o mais que possa estar relacionado ao que irá ser tratado.

Pre-talk

Aqui o terapeuta irá tirar todas as dúvidas do cliente sobre os processos que ocorrem durante a hipnose, assim como falar das outras ferramentas que podem ser utilizadas tais como, programação neurolinguística, inteligência emocional, comunicação não-violenta, psicologia positiva entre outras.

Indução ao Relaxamento

Nesta etapa, o terapeuta começa o trabalho de eliciar o estado emocional desejado para que se possa tratar o problema do cliente. Existem várias técnicas e maneiras de se fazer isso e o terapeuta sempre saberá a melhor maneira para aquele momento do cliente.

Terapia em si

O terapeuta inicia os trabalhos de investigação mais profundos para melhor entendimento do que o cliente trouxe como problema, reforça aspectos positivos, ressignifica crenças e emoções, sempre utilizando técnicas metafóricas para que o próprio cliente perceba onde precisa ser ressignificado ou entendido. Assim o tratamento se torna muito mais efetivo pois há o autoconhecimento, ou seja, o autodesenvolvimento em relação ao que o estava incomodando.

Saída do Relaxamento

Pronto! Agora o terapeuta faz o cliente sair do relaxamento de maneira gradual sempre com o objetivo de fazê-lo sentir-se muito melhor do que chegou.

Mitos sobre a hipnose

controle da mente 800x450

O Hipnoterapeuta vai controlar a minha mente!​

Existe o mito de que o hipnotista vai controlar a sua mente, dominar seus pensamentos e que você nada pode fazer. Tudo isso é uma grande bobagem! Toda hipnose é uma auto-hipnose! Não é uma batalha de mentes. Você segue as orientações, as sugestões do hipnotista, mas é algo que você faz com sua mente, com sua vontade, usando a sua imaginação, seu foco, ou seja, é você que faz a você, se quiser... E fazer isso pode abrir portas maravilhosas para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Através da hipnose você pode ressignificar crenças, tratar traumas e fobias, diminuir dores, tratar de depressão, ansiedade e muito mais. Talvez você conheça alguém que esteja passando por problemas e a hipnose pode ajudar e de uma forma bem rápida em poucas sessões.

mind-barrier-sq-2 800x450

O Hipnoterapeuta pode descobrir todos os meus segredos!​

Mito!! Mesmo em transe durante o processo terapêutico sua mente continua vigilante e assim protege sua integridade. Você não fará nada ou falará algo que você não faria ou falaria fora do transe. Você não está vulnerável e sabe tudo o que está acontecendo. Você não fará nada que seja contra seus princípios e sua ética. O transe é um estado alterado de consciência que facilita a modificação de crenças limitantes, pensamentos e comportamentos negativos, facilitando a aprendizagem pelo subconsciente, ou seja, nesse estado você consegue realmente focar no entendimento do que está passando e assim a solução virá.

3F4308A100000578-4413400-image-m-30_1492215205563 800x450

A pessoa pode não voltar do transe!​

Mito!! A pessoa está relaxada mas totalmente concentrada no que o hipnoterapeuta está falando... Se após um certo tempo não ouvir nada você naturalmente abrirá os olhos pra descobrir o que está acontecendo! Toda hipnose é uma auto-hipnose e nosso cérebro nos coloca nessa situação várias vezes ao dia, todos os dias... Quando você está concentrado numa determinada tarefa e não percebe o tempo passar, quando se emociona com uma cena de um filme ou novela, quando procura algo como chave do carro ou óculos e eles estão na sua frente e você não vê, quando você não se lembra do que ia fazer na cozinha ou no quarto, quando dirigimos pra um lugar quando queríamos ir pra outro são exemplos de estados hipnóticos ou estados de transe... E entramos e saímos deles várias vezes e não percebemos. É um processo natural!​

listing_ejercicio_cerebro 800x450

Só as pessoas com mente fraca são "hipnotizáveis"!

Bobagem!! Todas as pessoas entram em transe porque é um processo natural de nosso cérebro. Somente as pessoas diagnosticadas com sérios distúrbios mentais não entram em transe. Já aconteceu comigo da pessoa duvidar que eu a hipnotizasse e eu respondi que eu também duvidava... A hipnose não é uma batalha de mentes. Como falei antes, toda hipnose é uma auto-hipnose e a pessoa tem que QUERER ser hipnotizada já que é ela que vai fazer todo processo seguindo as orientações do hipnoterapeuta, usando a própria imaginação, a própria vontade, a própria mente. Se a pessoa não quiser ser hipnotizada realmente não será. O mais comum é que a ansiedade e os medos em relação ao processo fazem com que a pessoa não entre em transe. Mas se a pessoa deseja participar de fato e seguir as orientações do hipnoterapeuta pode-se controlar medos, ressignificar fatos passados, se libertar de traumas e a muito mais. Uma sessão transformadora!​

deficit-cognitivo 800x450

A hipnoterapia pode apagar alguma memória, fazer eu esquecer de alguma coisa?

Não! Através da hipnose ou da PNL modificamos a forma como você se sente em relação a algum fato. Isso se chama ressignificação. Não podemos modificar o passado mas voce pode aprender a lidar com esses fatos sem sentir as emoções que estavam atreladas a eles. Por exemplo, você já deve ter sentido uma dor de dente muito forte, ou de ouvido ou quando você chutou a quina do móvel com seu dedinho sem querer... Naquele momento você sofreu muito mas hoje quando se lembra não sente a dor. Não existe uma emoção atrelada. Você se lembra que sofreu mas é só isso... Você tem a oportunidade de olhar pra aquilo que te incomoda, fere, de uma outra forma, com novos aprendizados, afinal você não é a mesma pessoa e assim se libertar de algo que talvez esteja te impedindo de ser quem realmente você é!​

Think-positive-message-concept-800x450

A hipnose pode fazer com que eu só tenha pensamentos positivos?​

Talvez por alguns poucos minutos... Pensamentos positivos são resultados de mindsets positivos, isto é, de atitudes mentais positivas e pra isso é preciso mudanças de padrões e hábitos antigos. Significa que temos que mudar comportamentos que adquirimos desde muito cedo, provavelmente quando ainda tínhamos cerca de 1 ou 2 anos de idade... Uma das funções de nosso cérebro é cuidar da nossa sobrevivência, por isso o tempo todo ele fica nos avisando de coisas ruins, perigosas e negativas pra que a gente se previna, tome cuidado! Por isso tendemos a ter foco nos problemas. Mudar isso dá trabalho mas é possível. É preciso disciplina. A hipnose e a PNL são muito usadas pra mudar padrões mentais, reprogramar nossa mente e nos ajudar a ter disciplina, mas não se enganem, é preciso querer! Não basta eu estalar os dedos no consultório e falar "Durma!" que todos os seus problemas vão embora... É preciso seguir uma série de passos, tarefas, prestar atenção em você, nos seus pensamentos, ser grato acima de tudo, pra que a "mágica" aconteça!

mind 800x450

O que a hipnose tem a ver com PNL no processo terapeutico?​

A hipnose é muito antiga. Existem relatos do uso de hipnose no século 30 antes de Cristo, no Egito. A PNL (Programação Neurolinguística) foi desenvolvida, modelando-se terapeutas de muito sucesso na década de 70, tais como Milton Erickson, psiquiatra e o maior hipnoterapeuta da época , Vírginia Satir, Terapeuta Familiar e Fritz Perls, fundador da Gestalt Terapia e alguns outros linguístas e psicoterapeutas. Então vemos que a PNL nasceu dentro do ambiente terapeutico e foi se desenvolvendo dentro da neurociência, por isso é tão eficiente. Para quem conhece o treinamento de inteligência emocional Águia, sabe muito bem sobre as transformações que ocorrem em um único fim de semana usando tão somente técnicas de PNL. Isso acontece devido as reprogramações mentais que ocorrem frente às situações apresentadas em cada dinâmica. Transformação é a palavra chave. No processo terapeutico às vezes usamos apenas PNL, outras somente Hipnose, em outras usamos a PNL e a Hipnose de forma integrada porque na verdade o que importa é que ajudemos a pessoa a encontrar uma solução para o problema que ela está enfrentando. Através de uma conversa vamos entendendo o "mapa" da pessoa e direcionamos o tratamento de acordo com o "mapa" dela porque é ela quem vai encontrar os entendimentos necessários para se resolver. O objetivo é e sempre será ajudar as pessoas a se sentirem melhores com elas mesmas, se libertarem de estados emocionais desgastantes, eliminar crenças limitantes, descobrirem potenciais adormecidos, ter mais foco, aumentar a autoestima, a confiança, enfim, a serem mais felizes, independentemente das técnicas e ferramentas que se use.​