Quem não se comunica…

Em PNL temos dois pressupostos relativos a comunicação…

“É impossível NÃO se comunicar.”
Estamos sempre nos comunicando, pelo menos não-verbalmente, e as palavras são quase sempre a parte menos importante. Um suspiro, sorriso ou olhar são formas de comunicação. Até nossos pensamentos são formas de nos comunicarmos conosco, e eles se revelam aos outros pelos nossos olhos, tons de voz, atitudes e movimentos corporais.

“O significado da sua comunicação é a reação que você obtém.”
Os outros recebem o que dizemos e fazemos através dos seus mapas mentais do mundo. Quando alguém ouve algo diferente do que tivemos a intenção de dizer, esta é a nossa chance de observarmos que comunicação é o que se recebe. Observar como a nossa comunicação é recebida nos permite ajustá-la, para que da próxima vez ela possa ser mais clara.

“Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou”. (J. LACAN – Psicanalista)

Isso significa que as pessoas podem entender de uma forma diferente o que você disse, ou melhor, quis dizer. Por isso, observe as reações da pessoa com quem está conversando. Muitas vezes, “achamos” que ela entendeu o que dissemos, mas pode ser que não…
Sabe aquela pergunta que as pessoas fazem de brincadeira? “Vc entendeu ou quer que eu desenhe?”
Se não entendeu, peça pra desenhar! Isso não é se menosprezar, pelo contrário. Isso é tornar a comunicação realmente efetiva, com entendimento pleno.
Se não entendeu, diga que não entendeu!
E vc que está falando, não “ache” que o outro entendeu… Tenha certeza disso.

Quantos problemas na nossa vida poderiam ser evitados se nos comunicassemos melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.