Priorizar!

Você sabia que quando não usa sua inteligência emocional é a mente subconsciente que controla você e o mais interessante é que você faz as coisas seguindo padrões emocionais, hábitos, de forma involuntária, e depois procura de todas as maneiras uma razão lógica, racional pra justificar aquilo que você fez.

Exemplo: Uma mulher está andando no shopping e vê um sapato, que ela não precisa, com um desconto de 50%. Se ela usasse a inteligencia emocional analisaria se realmente é necessário essa compra e em caso negativo, seguiria em frente, sem pensar mais naquilo. Como não usa sua inteligencia emocional, fica atormentada porque o sapato está com desconto e não consegue pensar em mais nada. Pode até continuar o passeio mas em algum momento irá voltar e comprar. Depois ela vai racionalizar pra justificar o gasto desnecessário da seguinte forma: “Fazia tempo que eu queria um modelo desse, dessa cor, e ainda combina com aquela bolsa… E puxa! Tava com 50% de desconto!”.

Eu usei o exemplo de uma mulher, mas o mesmo acontece com os homens. Às vezes de forma muito pior com ferramentas, acessórios pra o carro, videogames,…

E ae, se identificou?

Priorizar não é escolher uma coisa e esquecer das demais. Priorizar é pensar no custo x benefício, no tempo, etc…

Aprender a priorizar não é fácil.
Escreva uma lista do que deseja em um papel em forma de tabela. Crie um sistema de pontuação que avalie o que é urgente e o que é importante. Quanto de esforço será necessário. Quanto tempo levará. Existem várias formas de fazer isso e na internet você pode achar vários tutoriais e dicas.

Talvez você esteja colocando foco em coisas nesse momento que são importantes e demoram muito pra dar retorno… Ao mudar pra coisas que são urgentes ou que demandem menos tempo, você ganha em conquista e motivação e isso fará você se sentir muito bem e continuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.